Terapia Ocupacional
A terapia ocupacional no CEDIN se concentra na regulação da excitação e na intervenção direta baseada na família. Acreditamos que as prioridades de tratamento devem ser voltadas para três áreas de qualidade de vida: maior participação social, autorregulação e autoestima. Geralmente, a terapia inclui estratégias para modulação e discriminação de sensação, bem como maior controle postural e planejamento motor usando uma abordagem de integração sensorial conforme necessário. Também incorporamos prioridades identificadas pelos pais para mudanças no funcionamento diário em casa, na escola e / ou na comunidade. Sempre há um foco em melhorar as relações entre pais e filhos e trazer alegria para o dia.
O objetivo da terapia ocupacional é permitir que crianças com desafios sensoriais detectem, regulem e interpretem as sensações com precisão, e a execução de respostas motoras e comportamentais adequadas às sensações, para que as crianças sejam capazes de realizar atividades cotidianas de maneira funcional. Para as crianças, o foco é o brincar: brincar com os pais, brincar com os irmãos e com os amigos, ter sucesso na escola e cumprir rotinas diárias como comer, vestir-se, dormir com satisfação e desfrutar de uma vida familiar saudável e plena. Os pais são treinados para lidar com os altos e baixos naturais da vida com seus filhos, para que possam viver juntos com mais alegria.
Os terapeutas ocupacionais do CEDIN ensinam você a entender como a sensação é percebida por seu filho e como essas percepções afetam a atenção, habilidades sociais e emocionais, habilidades motoras e aprendizado. Seu terapeuta ocupacional atua como treinador, educador e modelo enquanto você participa ativamente de cada sessão e aprende estratégias produtivas para casa, escola e comunidade durante as sessões de TO do seu filho.
As sessões de terapia são DIVERTIDAS e sutilmente estruturadas para que seu filho seja desafiado, mas sempre bem-sucedido na conclusão de cada atividade. A ênfase está no desenvolvimento de respostas adaptativas e adequadas às sensações de uma forma ativa, significativa e divertida, interagindo em uma grande sala de terapia ocupacional cheia de equipamentos suspensos, como redes, cordas, balanços e outros equipamentos sensoriais.

