Causas do TPS
A causa exata do Transtorno de Processamento Sensorial ainda não foi identificada. Estudos e pesquisas preliminares sugerem que o TPS geralmente é hereditário. Complicações pré-natais e de parto também foram implicadas como causais no TPS, bem como certos fatores ambientais.
Dez fatos fundamentais sobre TPS:
Quando parentes, professores, vizinhos, outros pais e provedores de serviços perguntam o que é Transtorno de Processamento Sensorial, você pode fazer as seguintes afirmações com base em pesquisas.
-
O Transtorno de Processamento Sensorial é um distúrbio complexo do cérebro que afeta crianças e adultos em desenvolvimento.
-
Pesquisas com os pais, avaliações clínicas e protocolos de laboratório existem para identificar crianças com TPS.
-
Pelo menos uma em cada vinte pessoas na população em geral pode ser afetada pelo TPS.
-
Em crianças superdotadas e com TDAH, autismo e síndrome do X frágil, a prevalência de TPS é muito maior do que na população em geral.
-
Estudos descobriram uma diferença significativa entre a fisiologia de crianças com TPS e crianças com desenvolvimento típico.
-
Estudos encontraram uma diferença significativa entre a fisiologia de crianças com TPS e crianças com TDAH.
-
O Transtorno de Processamento Sensorial tem sintomas sensoriais únicos que não são explicados por outros distúrbios conhecidos.
-
A hereditariedade pode ser uma das causas do distúrbio.
-
Estudos laboratoriais sugerem que os sistemas nervosos simpático e parassimpático não estão funcionando normalmente em crianças com TPS.
-
Dados de pesquisas preliminares apoiam décadas de evidências anedóticas de que a terapia ocupacional é uma intervenção eficaz para o tratamento dos sintomas de TPS.
Sobre o processamento sensorial:
O processamento sensorial (originalmente chamado de "disfunção de integração sensorial" ou DIS) refere-se à maneira como o sistema nervoso recebe mensagens dos sentidos e as transforma em respostas motoras e comportamentais apropriadas. Esteja você mordendo um sanduíche, andando de bicicleta ou lendo um livro, a conclusão bem-sucedida da atividade requer um processamento preciso das sensações.
Transtorno de processamento sensorial (TPS), existe quando os sinais sensoriais não são detectados ou não se organizam em respostas apropriadas. O terapeuta ocupacional, psicólogo educacional e neurocientista A. Jean Ayres, PhD, comparou o TPS a um "engarrafamento" neurológico que impede que certas partes do cérebro recebam as informações necessárias para interpretar as informações sensoriais corretamente. A pessoa com TPS tem dificuldade em processar e agir com base nas informações recebidas pelos sentidos, o que cria desafios na realização de inúmeras tarefas cotidianas. Desajeitamento motor, problemas comportamentais, ansiedade, depressão, fracasso escolar e muitos outros problemas podem afetar aqueles que não têm um tratamento eficaz.
Um estudo ( Ahn, Miller, Milberger, McIntosh, 2004 ) mostra que pelo menos 1 em cada 20 crianças é afetada por TPS. Outro estudo de pesquisa de Alice Carter e colegas que são membros do Grupo de Trabalho Científico de Desordem de Processamento Sensorial ( Ben-Sasson, Carter, Briggs-Gowen, 2009 ) sugere que 1 em cada 6 crianças experimenta sintomas sensoriais que podem ser significativos o suficiente para afetar aspectos das funções da vida cotidiana.
Os sintomas do Transtorno do Processamento Sensorial, como os da maioria dos distúrbios, ocorrem em um amplo espectro de gravidade. Embora a maioria de nós tenha dificuldades ocasionais para processar informações sensoriais, para crianças, adolescentes e adultos com TPS, essas dificuldades são crônicas e podem perturbar significativamente a vida cotidiana.
Como é o transtorno de processamento sensorial??
O Transtorno de Processamento Sensorial pode afetar as pessoas em apenas um sentido - por exemplo, apenas toque ou apenas visão ou apenas movimento - ou em vários sentidos. Uma pessoa com TPS pode reagir exageradamente à sensação de toque e achar que a roupa, o contato físico ou outra entrada sensorial tátil são insuportáveis e / ou pode responder a uma entrada visual ou auditiva ou a outra entrada sensorial. Outra pessoa pode reagir de forma insuficiente e mostrar pouca ou nenhuma reação à estimulação, até mesmo dor ou calor e frio extremos, ou simplesmente pode ser lenta para responder à sensação. Em crianças cujo processamento sensorial de mensagens dos músculos e articulações está prejudicado, a postura e as habilidades motoras podem ser afetadas. Essas crianças têm distúrbios posturais e são as crianças "moles" que se apoiam nas paredes quando estão em pé, apoiam-se nas mãos ao escrever e adoram sair, mas não se mover. Em outro subtipo (dispraxia), as crianças são desajeitadas no playground, sempre as últimas a ser escolhida para uma equipe de educação física. Outras crianças ainda exibem um apetite por sensações que está em constante busca, chamamos essas crianças de buscadoras sensoriais. Elas parecem quase viciadas em estímulos intensos quando ficam desreguladas. Essas crianças costumam ser mal diagnosticadas - e inadequadamente medicado para TDAH.
O Transtorno do Processamento Sensorial é mais comumente diagnosticado em crianças, mas as pessoas que chegam à idade adulta sem tratamento também podem apresentar sintomas significativos e continuar a ser afetadas por sua incapacidade de interpretar mensagens sensoriais de maneira precisa e apropriada.
Esses "adultos sensoriais" podem ter dificuldade em realizar rotinas e atividades relacionadas ao trabalho, relacionamentos íntimos e recreação. Como os adultos com TPS lutaram durante a maior parte de suas vidas com as sensações, eles também podem experimentar depressão, baixo desempenho, isolamento social e / ou outros efeitos secundários.
Infelizmente, o diagnóstico incorreto é a regra, e não a exceção, porque muitos profissionais de saúde não são treinados para reconhecer problemas sensoriais. O CEDIN, se dedica a pesquisar essas questões, educar o público e os profissionais sobre seus sintomas e tratamento, advogar por aqueles que vivem com o transtorno de processamento sensorial e desafios sensoriais associados a outras condições, e fornecer tratamento.
As causas do distúrbio de processamento sensorial
As causas do Transtorno de Processamento Sensorial apresentam uma questão urgente para todos os pais de uma criança com TPS. Muitos temem que sejam, de alguma forma, culpados pelos problemas sensoriais de seus filhos.
Os pais perguntam: "É algo que eu fiz?"
Pesquisas preliminares sugerem que o TPS geralmente é herdado. Nesse caso, as causas do TPS são codificadas no material genético da criança. Complicações pré-natais e de parto também foram implicadas, e fatores ambientais podem estar envolvidos. Por exemplo, as crianças que são adotadas frequentemente apresentam TPS, talvez devido a restrições em suas primeiras vidas ou cuidados pré-natais precários. Fatores de risco de nascimento também podem causar TPS (baixo peso ao nascer, prematuridade, etc.).
É claro que, como acontece com qualquer distúrbio de desenvolvimento e / ou comportamento, as causas de TPS são provavelmente o resultado de fatores que são genéticos e ambientais. Só com mais pesquisas será possível identificar o papel de cada um.